segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI renuncia ao cargo


Papa Bento XVI disse não ter mais forças para continuar no cargo
RIO - O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que vai deixar seu cargo na Igreja Católica. Em comunicado, o porta-voz do religioso disse que sua força não é mais adequada para continuar no posto devido a sua idade avançada e que tomou a decisão pelo bem da Igreja.
O Vaticano não quis comentar o caso até o momento e ainda não divulgou qual será o processo para a substituição do líder.
O papa, de 85 anos, disse que havia percebido que sua força havia se deteriorado nos últimos meses "ao ponto que eu tenho que conhecer minha incapacidade de realizar adequadamente o ministério que foi confiado a mim."
"Por esta razão e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro", disse o papa, de acordo com um comunicado do Vaticano.
O porta-voz do Vaticano disse que o pontífice irá renunciar às 16h (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro, deixando o posto vazio até que um sucessor seja escolhido.
Joseph Aloisius Ratznger assumiu o cargo de Pontífice em 2005, após a morte de João Paulo II. Ele deve deixar o Vaticano no dia 28 de fevereiro.
O último papa que renunciou ao cargo foi Gregório XII, em 1415.

Nenhum comentário:

Postar um comentário