quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Governadora Rosalba Ciarlini entrega 53 ônibus escolares para 45 municípios do Rio Grande do Norte

O esforço conjunto do Governo do Estado e da bancada federal do Rio Grande do Norte garantiram aos nossos estudantes a continuação do projeto de universalização do sistema educacional do estado, por meio do Programa Caminhos da educação foram entregues na manhã desta segunda-feira 53 novos ônibus escolares a 45 municípios das regiões da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande. 

Dentro do planejamento do projeto, a Governadora Rosalba Ciarlini realiza no sábado (22) outras três entregas. A partir das 9h, em Caicó, o Governo fará a entrega de 23 ônibus, que beneficiarão os estudantes de 21 municípios da região do Seridó.  Às 15h, em Pau dos Ferros, será a vez de 20 municípios do Alto e Médio Oeste receberem 35 ônibus. Encerrando a programação, às 18h, em Mossoró, 25 ônibus serão entregues a 20 municípios da região Oeste e do Vale do Assú.  

"Nós queremos universalizar o sistema, para que nenhuma criança deixe de ir para a escola. O transporte oferecido pelos municípios deve ser confortável e seguro. Precisamos com urgência mudar essa história de transportar crianças em caminhonetes e em caminhões pau de arara e é isso que nós estamos fazendo", disse a governadora.
Além disso, outros 10 ônibus já foram entregues entre o final de 2012 e o início de 2013. Os municípios de Brejinho, Itajá, Jandaíra e Pedro Velho receberam um ônibus cada. Já Viçosa, Jucurutu e Pau dos Ferros receberam dois ônibus cada.

Para Rosalba essa é uma realização importante que vai garantir às crianças e adolescentes uma oportunidade de vida. Ainda segundo ela, é através da educação que se pode mudar a realidade do nosso estado e do nosso país: "No ano passado entregamos 120 ônibus e mais este são mais 146, nós vamos continuar lutando para conseguir mais. Com o apoio do Governo Federal vamos avançar cada vez mais e levar essa estrutura que é importante, é necessária e que estimula a ida a escola. 

O investimento do Governo na compra dos 146 ônibus foi de R$ 28 milhões, e foi conseguida graças a emenda parlamentar do senador José Agripino. No total, 126 municípios do Estado serão beneficiados nesta segunda entrega. Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares, em menos de um ano.

Para a secretária de educação Betânia Ramalho, ainda é preciso fazer muito mais pelos nossos jovens: "Temos uma população muito dispersa, afastada das áreas onde estão construídas as escolas, como zonas rurais e periféricas. O transporte representa um atrativo a mais para os professores fazerem aulas diferenciadas e estimular os alunos a freqüentarem a escola".

Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.

Hoje existem 501 ônibus escolares novos circulando pelo RN, e mais 140 ônibus estão dentro do planejamento do Programa Caminhos da Educação, que serão garantidos por meio de uma outra emenda parlamentar do deputado federal Felipe Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário