quinta-feira, 30 de abril de 2015

TCE-RN: Relator suspende concurso público da Prefeitura de Santa Maria

noticiaO conselheiro Gilberto Jales determinou, em decisão publicada nesta quinta-feira (30) no diário eletrônico, a suspensão cautelar do concurso público para provimento de cargos efetivos deflagrado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria através do edital 01/2014.
Segundo os termos da decisão, a Prefeitura de Santa Maria não remeteu os documentos relativos à realização do concurso ao TCE, contrariando o que determina a legislação vigente. Mesmo após a determinação do envio por parte do relator, a Prefeitura não cumpriu com a diligência.
“Com efeito, não enviados os documentos necessários à sua fiscalização, depreendo que eles inexistem ou, de outro modo, que o ato da Prefeitura Municipal de Santa Maria está eivado de vícios, na esteira do entendimento já consolidado neste Tribunal, de que o desatendimento à diligência faz presumir a irregularidade da matéria”, disse o relator na decisão.
Além disso, o Corpo Técnico da Diretoria de Atos de Pessoal identificou a inexistência de aprovação de lei específica para criação dos cargos; ausência de designação de comissão supervisora; e ausência de demonstrativo do impacto financeiro causado pelas novas admissões.
“Nos autos, não restam dúvidas quanto ao fundado receio de grave lesão que um concurso público, sem robustez legal, trará aos cofres públicos, a terceiros interessados e à própria coletividade como um todo”, concluiu o relator.
A Prefeitura de Santa Maria será notificada e terá o prazo regimental de 20 dias para apresentar defesa.
TCE-RN



Quinta-feira (30) tem show de humor em São Paulo do Potengi, com Hiran Delmar e o boneco Coxinha


O cearense Hiran Delmar, um dos humoristas de maior repercussão no cenário nacional, com mais de 20 anos de carreira e sucesso com mais de 50 personagens, estará fazendo show em São Paulo do Potengi na próxima quinta-feira, dia 30 de abril, no Ginásio Aluízio Alves.

Hiran Delmar traz o show 'Autarquias do Humor', com os sucessos que ele apresentava na TV Diário, do Ceará, com o boneco do personagem Coxinha e os outros bonecos. O show conta, também, com imitações, muitas piadas e brincadeiras com a plateia.

Quem gosta de humor refinado, na dose certa do riso sem apelação, já tem encontro marcado com 'O Coxinha', na próxima quinta-feira, em São Paulo do Potengi.

Agentes da Polícia Federal são contra uma polícia autônoma

Agentes da Polícia Federal em Natal e Mossoró, simultaneamente, se manifestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição 412, também chamada de PEC da Caixa Preta. As manifestações aconteceram no final da manhã desta quarta-feira (29) em frente à superintendência da PF, em Natal, e na delegacia da PF, em Mossoró.

Entre os motivos da manifestação está alertar a sociedade sobre as mudanças que a PEC 412 propõe como nenhuma melhoria aos trabalhos da Polícia Federal; 90% dos Policiais Federais são contrários a PEC 412; além do projeto tornar a Polícia Federal uma polícia autônoma.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Secretária de Segurança sinaliza com concurso da PM

Em entrevista à 98 FM, hoje (28), a secretária Kalina Leite (Segurança), confirmou que a Polícia Militar deve promover concurso público. Segundo a titular da pasta, aproximadamente 10% dos policiais militares estavam cedidos a outros órgãos. Isso significa 800 homens a menos no trabalho ostensivo.

Em tempo: A Polícia Militar deveria ter, pelo menos, um reforço de 30% no efetivo para fazer a segurança do estado.

Jon Jones é retirado do UFC 187, perde cinturão e é substituído por Cormier


cornier-00.jpg



Por Canal Combate

A situação de Jon Jones se complicou de vez. Depois de provocar um acidente de trânsito e fugir do local sem prestar socorro às vítimas, incluindo uma grávida que teve o braço quebrado, o atleta sofreu dura punição do UFC, nesta terça-feira. A organização retirou o cinturão de “Bones”, o suspendeu por tempo indeterminado e o removeu do card do UFC 187, programado para 23 de maio em Las Vegas. Ele será substituído por Daniel Cormier, que agora fará a luta principal do evento contra Anthony Johnson, em disputa válida pelo título da categoria.

Uma reunião envolvendo Jones, Dana White – presidente do Ultimate –  Lorenzo Fertitta – um dos donos da organização- , e Lawrence Epstein – vice-presidente executivo do UFC –  selou a exclusão do atleta do evento na noite desta terça-feira. A notícia foi anunciada pelo próprio Dana no programa “Fox Sports Live”, nos EUA:

– Jones não falou muita coisa na nossa reunião, claro que tem muita coisa para resolver agora. Seu advogado não o deixou falar muito, mas nós queríamos saber os fatos reais, porque muita coisa foi dita sobre o que aconteceu e havia muita especulação. Nós queríamos saber o lado do Jones da história – declarou Dana.

O mandatário também afirmou que o lutador está bastante chateado com a situação.

– Claro que ele está muito desapontado e chateado. Jones queria ser reconhecido como um dos melhores da história, está desapontado, mas fizemos o que tínhamos que fazer. Para nós, isso não é algo legal de se fazer, mas o show precisa continuar. Cormier estava muito empolgado para essa oportunidade – completou.

Doença “misteriosa” aparece em 61 municípios do RN


sei la

Uma doença benigna, porém ainda desconhecida, tem chamado atenção na saúde pública do Rio Grande do Norte. Apesar de recorrente nas unidades de saúde desde outubro de 2014, somente no dia 22 deste mês começou a ser catalogada de forma ordenada para estudo. Os sintomas do problema notificado como “síndrome exantemática a esclarecer”, se confundiam com dengue e febre chikungunya, além de sarampo e rubéola.
Os primeiros números de pessoas contagiadas só devem ser divulgados ao completar um mês de investigação, mas a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fala que encontrou casos em 61 municípíos. A doença “misteriosa”, já notificada em outros estados, como Pernambuco e Paraíba, causa manchas vermelhas pelo corpo, chamadas exantemas, algumas vezes associadas a coceira, inchaço e dores nas articulações e pode apresentar febre baixa. A Sesap considera a hipótese de se tratar do Parvovírus B19, que também provoca vermelhidão na pele. Mas os 23 testes já realizados foram negativos.
De acordo com a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Stella Leal, a amostragem ainda é pequena para descartar a doença, que já tem atingido estado vizinho, a Paraíba. Entretanto, acredita-se que, ao contrário do vírus, a síndrome não seja transmitida pelo contato direto, mas por vetor – possivelmente o Aedes aegypt, assim como a dengue e a chikungunya. Stella acredita também em outras possibilidades. “Pode ser um doença importada e que foi introduzida em nosso território”, supõe.
TN

terça-feira, 28 de abril de 2015

Transposição do Rio São Francisco será concluída até outubro de 2016


trnsposicao-00.jpg

O secretário da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo, foi entrevistado no programa Rede Verdade, da TV Arapuan, nesta segunda-feira (27) e afirmou que as obras de transposição do Rio São Francisco já ultrapassaram 70% do cronograma e que devem ser concluídas até o fim de 2016.

“O eixo norte, que contempla a Paraíba, vem em um ritmo bem forte. A previsão do ministério da Integração, tivemos reunião em Brasília a poucos dias, que em setembro ou outubro de 2016 as obras estarão concluidas, chegando água na Paraíba. É isso o que nós esperamos”, revelou.

Além disso João Azevedo destacou que o Governo do Estado está trabalhando em obras de abastecimento que fará uso das águas da transposição para levar água a toda a Paraíba. “Se você for ao Sertão, em São José de Piranhas, você vai encontrar uma enorme barragem quase concluída, que é a de Boavista, que servirá como um grande reservatório para toda aquela região. Uma barragem que será maior que a barragem de Acauã, temos a certeza que até o final do próximo ano teremos essas águas chegando a Paraíba”, disse.

Sesap registra incidência de Dengue em 84% dos municípios do RN

A dengue já atingiu, este ano, um total de 84,4% dos municípios do Rio Grande, correspondendo a um aumento em relação ao mesmo período do ano passado de 28,18%. Até o momento, 141 municípios estão com incidência da doença. 

De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (27), pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), já foram notificados 13.002 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento, em relação ao mesmo período de 2014, de 287,08%. 

Do total dessas notificações, 1.434 casos foram confirmados. Os novos números são referentes à semana epidemiológica nº 15, com dados coletados até o dia 18 de abril.   

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (3.194), Parnamirim (701), Currais Novos (562), Mossoró (549) e Santa Cruz (409). Quanto à incidência em dengue, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa.

PRF retém carreta com mais de 50 toneladas de excesso de peso



Carreta é apreendida com excesso de peso em Mossoró

Em uma fiscalização de combate ao excesso de peso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou às 10h20 de hoje (27), no km 48 da BR 304, no posto de fiscalização na cidade de Mossoró/RN, um caminhão bitrem, marca Volvo, modelo FH460 6X4T, com capacidade de carga de até 74.000 Kg que, no momento da abordagem, transportava uma carga de areia grossa pesando 132.320 Kg, totalizando um excesso de 58.230 Kg. Foi aplicada multa no valor de R$ 39.000,00.

O excesso de peso é a principal causa de danos diretos ao pavimento das rodovias brasileiras. Além do prejuízo ao erário, o veículo com carga excedente põe em risco a segurança de todos que trafegam nas vias abertas a circulação. Após o flagrante o veículo foi retido e encaminhado ao pátio da unidade operacional da PRF, onde foi feito o transbordo da carga excedente.
TN online

Seleção de São Paulo do Potengi vence mais uma na liga regional de voleibol


O Vôlei Clube São Paulo, de São Paulo do Potengi, venceu mais uma e segue 100% de aproveitamento na Liga Regional de Voleibol. 

Os potengienses foram até Riachuelo na noite deste sábado (25) e derrotaram a equipe anfitriã por 3 sets a 2. Com o resultado a equipe segue invicta e em primeiro lugar no grupo.

Esta foi a terceira partida da equipe. No primeiro jogo venceu Riachuelo por 3 sets a 0, no segundo jogou venceu João Câmara por 3 sets a 0. (Nícolas Mateus)

As manchetes dos jornais desta Terça(28)



Tribuna do Norte: Prefeitura revoga cessão para terreno do novo presídio
O Mossoroense: Incêndio destrói parte do memorial da resistência
Gazeta do Oeste: Descoberto túnel gigante em Alcaçuz
De Fato: MPF investiga obra na praça de R$ 500 mil
Diário do Nordeste: Postos sem remédios, UPAs lotadas e caos nos hospitais
Jornal da Paraíba: Governo pede a bancada para pressionar Planalto
Jornal do Comércio: Pernambuco ganha novo motor
O Globo: Compra da casa própria fica mais difícil
Folha: Caixa reduz limite para financiar imóvel usado
Correio Braziliense: Rollemberg coloca dívida no pendura
O Tempo: Sete em cada dez licitações levam
Gazeta do Povo: Isolados por policiais, deputados aprovam reforma da Paraná Previdência
Estadão: Após panelaço Dilma desiste de fala na TV no feriado de 1º de maio
Zero Hora: Sartori negocia adiar reajuste da segurança

Vereadores do interior se mobilizam e criam entidade que enfraquecerá FECAM



O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), Jório Nogueira (PSD), está enfrentando uma revolta de vereadores do interior do Estado. Insatisfeitos, eles estão criando a União dos Vereadores do RN (Uvern).

Em reunião no sábado passado, ficou marcado para o dia 6 de junho a fundação da entidade na cidade de Jucurutu-RN.

Cacau 2º título europeu de Futsal



Neste domingo (26), o cearamirinense Cacau sagrou-se bicampeão da Taça da Uefa de Futsal. No comando do Kairat Almaty, o potiguar levou a equipe do Cazaquistão a vitória por 3 a 2 sobre o poderoso Barcelona, em Lisboa, interrompendo o que seria o terceiro título do time catalão.

Em 2013, Cacau havia conquistado o primeiro título justamente sobre o Barcelona, consagrando-se como única equipe a vencer o milionário clube espanhol. O time do Kairat ainda conta com outros norte-rio-grandenses. Além de Cacau, o time conta com Joan e Douglas.

Municípios sem Portal da Transparência podem ficar sem repasses voluntários



Levantamento sobre portais da transparência foi detalhado pelo Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União em coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (27), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal.

Cinquenta e quatro municípios do Rio Grande do Norte ainda não têm Portal da Transparência. Além disso, 115 dos Executivos municipais potiguares não divulgaram nenhum dado financeiro do ano de 2015, em afronta à legislação.  Essas prefeituras poderão sofrer a suspensão dos repasses de recursos provenientes de convênios do Estado e da União.

A sanção é uma das medidas previstas para os municípios irregulares com as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei n ° 12.527/11), e a Lei da Responsabilidade Fiscal, que visam a maximizar a transparência pública, e trouxeram conceitos e exigências quanto aos pedidos de informações, além de enfatizar normas para a transparência por intermédio dos portais da transparência.

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 65% (113) possuem Portal da Transparência, mas apenas 31% (52) estão com algum dado de 2015 em seus sítios eletrônicos.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Segunda cota do FPM de Abril será creditado nesta segunda-feira

Na segunda-feira, dia 20, será creditado o segundo decêndio de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o montante é de R$ 723.700.289,95. O valor total, sem a retenção, é de R$ 904.625.362,44.

Este decêndio teve um aumento de 35,5%, em termos reais, comparado ao mesmo repasse de abril do ano passado. Juntos, os dois decêndios de abril somam R$ 4.197 bilhões. Em abril passado, o acumulado era de R$ 3.971 bilhões. 

Em termos reais (descontada a inflação), houve crescimento de 5,67%. Com este repasse, o FPM acumula R$ 26.994 bilhões em 2015. No mesmo período de 2014, o acumulado era de R$ 27.547 bilhões. Em termos reais, o FPM está 2,01% menor do que o mesmo período do ano anterior.

As manchetes dos jornais desta Segunda(20)

Diário do Nordeste: Casos graves de dengue crescem 176% no Ceará
Jornal do Comércio: Rebelião com mortes na Funase de Caruaru
O Globo: Equipamento inútil custa US$ 3 milhões por ano
Folha: PT teme multa milionária por desvio na Petrobrás
Correio Braziliense: Terceirizadas lideram fraudes contra FGTS
Estado de Minas: MP quer aumentar salário de presos
Gazeta do Povo: Pequenas centrais hidrelétricas  ganham impulso para sair do papel
Estadão: Eduardo Cunha rejeita tese de impeachment por ‘pedaladas fiscais’
Zero Hora: Reformas nos aeroportos começará por Passo Fundo

Justiça determina que ônibus de Natal recebam pagamento de meia passagem em dinheiro

Em uma decisão considerada histórica pelas entidades estudantis, a Justiça do Rio Grande do Norte determinou que o Sindicato dos Transportes Urbanos de Natal (Seturn) receba o pagamento da meia passagem estudantil em dinheiro, por meio da moeda nacional corrente (Real). 

Para isso, basta que o beneficiado apresente sua carteira de estudante emitida por uma entidade estudantil legalmente constituída, conforme prevê a legislação brasileira, dispensando a necessidade do Natal Card, o cartão eletrônico comercializado pelo Seturn em parceria com a Prefeitura. 

A determinação é da juíza Francimar Dias Araújo da Silva e foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça na última sexta-feira (17), que também determinou a intimação da presidência do Seturn para imediato cumprimento da decisão. A ação foi impetrada pela União Norte-riograndense de Estudantes (Urne).

Robinson Faria fala de potencialidades do RN a principais empresários do país


Governador no Fórum de Comandatuba na Bahia
O governador Robinson Faria participou, na tarde deste domingo, 19, de um painel dentro do Fórum de Comandatuba (BA) que abordou medidas para combater a crise institucional e política no Brasil.

Na ocasião, o líder do executivo estadual do Rio Grande do Norte enumerou alguns pontos relevantes sobre o tema, entre os quais está a reformulação do pacto federativo, o que propiciaria mais autonomia a estados e municípios.

Diante de uma plateia que reuniu os principais líderes empresariais brasileiros, Robinson destacou as potencialidades do Rio Grande do Norte para a atração de novos investimentos. Ele citou o novo aeroporto internacional intermodal, em São Gonçalo do Amarante, como um dos diferenciais potiguares e convidou o empresariado a conhecer o estado e as condições oferecidas para a instalação de novas empresas.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

FOTO: 65% do gramado da Arena América já foi plantado

blogger-image--1099935314
A empresa Agrofontes segue trabalhando em ritmo acelerado e já realizou o plantio de 65% do gramado da Arena América. A informação é destaque no Blog Vermelho de Paixão nesta quinta-feira(16).

CPRE intensifica fiscalização de trânsito e aborda 355 veículos em Natal na tarde desta quinta

CPRE
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizou, na tarde desta quinta-feira (16), na Ponte de Igapó, uma operação de fiscalização e orientação contra infrações de trânsito. Nesta ação foram abordadas 345 ciclomotores e 10 automóveis que resultaram no recolhimento de 13 motos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) para fins de regularização. Além disso, duas habilitações foram recolhidas e 15 autos de infração confeccionados.

RN é destaque no turismo em mídias de grande circulação nacional

Folha Turismo


O trabalho de divulgação e promoção do destino Rio Grande do Norte em feiras e eventos de turismo nacional e internacional, além de medidas que foram notícia na mídia especialidade do Brasil inteiro, a exemplo da desoneração do ICMS no querosene de aviação, tem chamado a atenção do mercado turístico e a mídia voltou a acreditar e ceder espaço ao Estado potiguar.

Neste mês de abril, o RN foi destaque em duas importantes publicações do segmento turístico: a revista Viagem e Turismo, publicada pela Editora Abril, e hoje foi capa do caderno de Turismo de um dos periódicos de maior tiragem nacional, a Folha de São Paulo. Ambos evidenciam as belezas naturais do Estado, e de forma espontânea.

Na matéria do jornal Folha de São Paulo, o título já insinua o conteúdo: “Não me canso de descansar”. E o subtítulo oferece 42 opções de promoções e pacotes mais em conta para curtir o feriado de Tiradentes e ainda o de 1º de maio. Ao fundo, uma imagem belíssima do pôr-do-sol da Praia de Ponta Negra, mesmo sem o cartão-postal da praia: o Morro do Careca.

a vaqueirama. 3 MIL em PRÊMIOS Senhas Limitadas estão sendo vendidas Maiores Informações (84) 9126.3908 ou 9191-6059 Atenção vaqueirama! Após o bolão havera um show de Brilhante do forró, a sensação do momento. Tweetar Faça o seu comentário SUPERMERCADO MESA PRONTA Agentes encontram túnel, pistola, celulares e drogas em presídio do RN

Durante revistas, agentes encontraram dezenas de facas artesanais, drogas e uma pistola (Foto: Divulgação/Coape) 


Durante revistas, agentes encontraram dezenas de facas artesanais, drogas e uma pistola (Foto: Divulgação/Coape)

Túnel tem cerca de cinco metros, segundo a direção (Foto: Divulgação/Coape) 
Túnel tem cerca de cinco metros, segundo a direção (Foto: Divulgação/Coape)




Agentes penitenciários encontraram um túnel na manhã desta quinta-feira (16) na Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, localizada na cidade de Caicó, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo Alex Alexandre de Medeiros, diretor da unidade, uma pistola, drogas e facas artesanais foram encontradas após a descoberta do túnel, durante uma revista.

"Nós encontramos o túnel durante uma revista de rotina. O túnel tem, aproximadamente, 5 metros. Percebemos um desnível no chão. Os detentos jogaram a areia na laje do presídio e fizeram uma tampa de cimento para cobrir. Após a descoberta, fizemos uma revista e encontramos essas armas", disse.

O diretor aponta que os presos começaram a cavar o túnel após a onda de rebeliões que atingiu o sistema prisional potiguar em março. "Os presos quebraram as celas, por isso estão soltos. É por esse motivo que também não percebemos o túnel de imediato", afirmou. A penitenciária abriga mais de 500 presos em regime fechado, apesar de a capacidade ser de 367 detentos.

ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE ZUILA MIRANDA PMDB brinca com a nação


Pelo discurso que ostenta e pela atitude que adota o PMDB é a contradição de si mesmo. Nesta quinta-feira, o paradoxo foi elevado à última potência. No instante em que Henrique Eduardo Alves assumia o Ministério do Turismo, no Planalto, celebrava-se na Câmara um  acordo para votar em cinco dias, na Comissão de Constituição Justiça, a proposta de Eduardo Cunha que reduz de 39 para 20 o número de ministérios.

Isso é que é partido eficiente. Ele mesmo critica o excesso de ministérios, ele mesmo pressiona o governo para controlar as pastas, ele mesmo apresenta a emenda que enxuga a Esplanada. Se Brasília fosse uma cozinha, o PMDB colocaria o açúcar na lata de sal, com um adesivo na frente onde se lê café.

Por Josias de Souza

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Magistrada diz que Flávio Veras pode estar influenciando testemunhas dentro da prisão

A estadia do ex-prefeito de Macau, Flávio Veras (PMDB), preso por determinação do Ministério Público do RN em consequência da Operação Máscara Negra, e ora numa unidade médica na capital do estado, pode não estar garantido a preservação dos motivos que deram ensejo a prisão cautelar dele.

A declaração foi da juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, que, segundo reportagem veiculada nesta terça-feira (14) pelo O Jornal de Hoje, acompanha o caso, ressaltando que, detido no hospital, o ex-prefeito, pode estar até influenciado testemunhas.

Ex-prefeita de Santo Antônio é condenada por improbidade administrativa

A ex-prefeita de Santo Antônio Liliane Régis Ribeiro Coutinho Barbalho Silva foi condenada por atraso na prestação de contas e pela supressão de documentos relativos a um convênio assinado com o Ministério da Saúde, em 2005, para construção de um posto de saúde no município. 

Movida inicialmente pela Prefeitura de Santo Antônio, o Ministério Público Federal (MPF) e a União também integraram o polo ativo da ação de improbidade. Da sentença ainda cabem recursos.

Ao atrasar a prestação de contas e suprimir da Prefeitura os documentos relativos ao convênio, a ex-prefeita impediu que o seu sucessor regularizasse a situação do Município frente ao Ministério da Saúde, o que resultou na inscrição da Prefeitura de Santo Antônio no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), ficando temporariamente impedida de firmar novos convênios e mesmo receber parcelas dos já assinados.

As manchetes dos jornais desta Quarta(15)

Tribuna do Norte: Cortes nos recursos fecha até 86% das vagas no Pronatec
O Mossoroense:Preço da energia elétrica sobre 9,57% no RN
Gazeta do Oeste: Homem tem os dois braços decepados a foice em Tibau
De Fato: Energia vai ficar 9,57% mais cara
Diário do Nordeste: Avião apreendido fazia rota do tráfico em Mossoró
Jornal da Paraíba: Terceirização não atingirá concursos
Jornal do Comércio: As cinco mil oportunidades oferecidas no polo  Jeep
O Globo: Obama decide tirar Cuba de lista do Terror
Folha: Dilma indica ministro ao STF depois de oito meses
Correio Braziliense: Servidores da Caixa terão de tampar rombo na Funcef
Estado de Minas: Água some, ruinas surge
Gazeta do Povo: Após 12 anos de espera, Fachin é indicado para assumir vagas no STF
Estadão: Dilma indica para o Supremo jurista ligado ao PT e a CUT
Zero hora: Dia de protesto contra terceirização

Henrique Eduardo Alves vai ser anunciado novo ministro do Turismo

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) será anunciado nesta quarta-feira (15/4) o novo ministro do Turismo. A nomeação dele deve ser publicada na quinta-feira no Diário Oficial. O nome de Henrique vem sendo cogitado para a pasta desde o fim do ano passado.

Depois que o nome do ex-deputado ficou fora da lista de investigados na Operação Lava-Jato, que apura desvio de verbas em pagamentos de propinas para contratos na Petrobras, ficou praticamente certo que Alves iria para o Turismo. Mas a indicação desagradava o presidente do Senado, Renan Calheiros, que tem como apadrinhado Vinícius Lages, atual ministro do Turismo. 

A nomeação demorou até que se resolvesse esse imbróglio. Lages, entretanto, segue sem destino definido no governo.(Correio Braziliense)

terça-feira, 14 de abril de 2015

PRF realiza nesta quarta leilão de viaturas no RN

prf-carros-00.pngA Polícia Rodoviária Federal realizará na próxima quarta-feira (15), o primeiro leilão de viaturas do ano. Serão leiloadas 112 viaturas entre automóveis, caminhonetes, caminhões, vans e motocicletas.

O leilão acontecerá a partir das 9:30h do dia 15 de abril de 2015, no auditório do SEST/SENAT, situado à avenida Prefeito Omar Ogray, s/n, Pitimbu, Natal, RN (prolongamento da av. Prudente de Morais).

A visitação pública das viaturas que serão leiloados, ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril de 2015, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00h, na Sede da 15ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal, localizada à avenida Nascimento de Castro, n° 1540, Lagoa Nova, Natal/RN.

Poderão participar do leilão: pessoas físicas maiores de idade, possuidoras de documento de identidade, CPF e de comprovante de residência, além de pessoas jurídicas devidamente inscritas no CNPJ e regulares junto ao INSS (apresentar certidão negativa).

Todas as informações constam no edital disponível no site www.prf.gov.br ou pelo nº (84) 3215-1501

Com informações do 190 RN

Vírus roubou mais de 20 mil cartões de crédito brasileiros em 1 mês

20141216114402_660_420
Uma nova ameaça, relatada pela empresa de segurança Trend Micro, tem como principal alvo os usuários brasileiros do Windows. O golpe já teve bastante sucesso e já coletou cerca de 20 mil cartões de crédito usados no Brasil.
O vírus foi criado por um chileno que se identifica como AlejandroV e mora no Brasil. Ele vende sua “obra”, chamada “FighterPOS” na deep web por um valor de cerca de 18,4 bitcoins, equivalente a pouco mais de US$ 5 mil.
O estudo cita que a ameaça está ativa entre fevereiro e abril, infectando 113 computadores utilizados em Pontos de Venda. Com isso, foram roubados dados de 22.122 cartões de crédito, 95,6% deles brasileiros. Entre as outras vítimas estão Estados Unidos, México, Itália e Reino Unido dividindo os 4,4% restantes.
Segundo o autor, os executáveis do FighterPOS não são totalmente indetectáveis. Isso significa que o comprador também precisa usar um serviço de criptografia para evitar que programas antivírus o encontrem ao se instalar na máquina.
O vírus utiliza um sistema que captura informações da memória RAM, chamado “RAM Scraper” e também utiliza um keylogger para interceptar o que a vítima digita em seu teclado.
Olhar Digital UOL via TrendMicro

Casos de dengue no Brasil aumentam 240% no primeiro trimestre do ano

O número de casos de dengue no país este ano, até o dia 28 de março, aumentou 240,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Até 28 de março, foram registrados 460,5 mil casos, contra 135,3 mil registrados no primeiro trimestre de 2014, conforme balanço divulgado hoje (13) pelo Ministério da Saúde.
O balanço informa que, até 28 de março, 132 pessoas morreram em decorrência da doença, número 29% maior que o de 2014, quando foram 102 as mortes, no mesmo período. Os casos graves também aumentaram: 235 este ano, o que representa aumento 39,1% na comparação com 2014, quando foram registrados 169, também até 28 de março.
Segundo os dados da pasta, a Região Centro-Oeste apresenta maior incidência, com 393,3 por 100 mil habitantes (59.855 casos), nos primeiros três meses do ano. Em seguida, vêm as regiões Sudeste, com 357,5 por 100 mil habitantes (304.251 casos); Norte, com 112,4 por 100 mil habitantes (19.402 casos); e Nordeste, com 91,2 por 100 mil habitantes (51.521 casos). A Região Sul, com 88,8 por 100 mil habitantes (25.773 casos), é tradicionalmente a que tem menor incidência da dengue.
                                            

Assembleia Legislativa discute o combate à violência doméstica e familiar

A violência doméstica contra as mulheres foi tema de debate em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do RN.  O debate, proposto pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), reuniu representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres do RN, Secretaria Segurança Pública do Estado, Tribunal de Justiça, Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Coordenação de Defesa das Mulheres e das Minorias, Defensoria Pública, Federação dos Conselhos Comunitários do RN e a sociedade civil organizada.
“Precisamos de políticas públicas mais eficazes para a proteção das vítimas. Os números que registram a violência doméstica não param de crescer. E o homicídio é a expressão máxima de violência contra a mulher, mas isso é só a ponta de um icebergque começa com as agressões dentro de casa”, ressaltou a deputada. 
A representante da Federação dos Conselhos Comunitários (Feceb), Graça Luca, enfatizou a necessidade de publicizar o debate. “É importante que a questão da violência seja vista todos os dias. Sofremos violência diariamente e pouco é falado. A violência contra a mulher não respeita classe social e etnia. Não respeita nada”, destacou.

Helicóptero da Segurança faz transporte aeromédico de idosa de Fernando Pedroza

helicop
Na tarde desta segunda-feira (13), o helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), realizou mais um transporte aeromédico em apoio ao SAMU 192 RN. Desta vez, a senhora Maria Deoclécia, 82 anos, apresentando um quadro clínico de insuficiência cardíaca e respiratória, além de um edema pulmonar, foi transferida, com urgência, de um hospital do município de Fernando Pedroza para o Hospital Onofre Lopes, em Natal.
O município de Fernando Pedroza fica acerca de 150 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte e o voo durou aproximadamente 40 minutos. A aeronave, com a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) e profissionais de saúde do Serviço Móvel de Urgência, pousou no campo de futebol do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no fim da tarde de hoje, e, posteriormente, uma viatura de suporte avançado do Samu conduziu a paciente ao Hospital Onofre Lopes, onde dará continuidade ao tratamento.

Dilma condena redução da maioridade penal e pede punição aos aliciadores

A presidenta Dilma Rousseff se manifestou nesta segunda-feira (13), pelas redes sociais, contra a redução da maioridade penal. A admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no fim de março e uma comissão especial foi instalada para analisar o texto.
“Não podemos permitir a redução da maioridade penal. Lugar de meninos e meninas é na escola. Chega de impunidade para aqueles que aliciam crianças e adolescentes para o crime”, escreveu Dilma em seus perfis nas redes sociais Twitter e Facebook.
A presidenta disse que a redução da maioridade seria “um grande retrocesso” para o país e que não resolveria os problemas de jovens em conflito com a lei. Dilma defende que a punição nesses casos obedeça medidas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Menores que tenham cometido algum tipo de delito precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade. Para isso, o país tem uma legislação avançada: o Estatuto da Criança e do Adolescente, que sempre pode ser aperfeiçoado”, avaliou.
         955409-stf-9365